Agritec do sertão maranhense tem organização definida durante reunião

AGRITEC

O Sistema da Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma) se reuniu nesta segunda-feira (06), em Presidente Dutra, com representantes do poder público e sociedade civil para alinhar a Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia (Agritec) do Território Sertão Maranhense.

Durante o encontro, foram discutidos com as comissões de cada município a organização e estruturação do espaço. A feira será promovida no município, de 07 a 09 de agosto.

A Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (AgriTEC) é um evento voltado para a socialização de tecnologias simples aos agricultores familiares do Maranhão com o objetivo de contribuir com a melhoria de sua produção e renda, além de movimentar a economia regional e local.

A Feira é uma realização do Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma), em parceria com Sebrae-MA, Embrapa Cocais, Senar e movimentos sociais.

AGRITEC

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça, ressaltou a preocupação da gestão estadual em garantir assistência aos agricultores. “A Agritec é uma política que veio para ficar e leva conhecimento ao agricultor e desenvolvimento do setor rural, facilitando o acesso às tecnologias de baixo custo gerando renda para o agricultor familiar do estado”, pontuou.

A coordenadora da Agritec, Marilene Bandeira, ressaltou que a reunião teve o objetivo de discutir a implantação da Feira. “A Feira visa promover conhecimento e trabalha com três eixos: agrotecnológica e vai apresentar tecnologias para a agricultura familiar, produção e comercialização, estamos acompanhando no município todas as etapas na construção da Agritec,” disse.

O prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho, destacou a iniciativa do Governo do Estado em realizar uma Feira desse porte para a agricultura familiar do Maranhão.
“Vamos fazer uma das maiores Agritecs, visto a posição geográfica do município. Vamos trabalhar em parceria com várias instituições e a Agritec é um troca de experiências e conhecimentos, além de incentivar a economia regional. Estamos numa grande expectativa para esta Agritec em Presidente Dutra e região,” pontuou Carvalho.

AGRITEC

A reunião contou com a presença do prefeito, Juran Carvalho; a coordenadora da Agritec, Marilene Bandeira; o diretor de Pesquisa da Agerp, José Malheiros; equipe técnica da Agerp e SAF, secretários de Agricultura, STTRs, Articulação Política, Sebrae, Ifma, Fetaema, Banco do Brasil.