Aprensentação

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – CEDRUS-MA,é vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF, há doze anos passou por várias mudanças de restruturação e organização das políticas públicas. Houve várias reuniões, com o objetivo de criar uma Lei que fortalecesse esse conselho.

Sendo aprovada a Lei nº 10.491 de 18 de julho de 2016 e regulamentado pelo Decreto 32.497, de 09 de dezembro de 2016, tem como um dos principais objetivos o fortalecimento de políticas públicas e estimulação de ações conjuntas com outras entidades, visando desenvolver a agricultura familiar.É presidida pela SecretáriaAdjunta de Extrativismo da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF Luciene Dias Figueiredo,na sua composição atual conta com a participação de 16 entidades/instituições, entre Secretarias de Estado, órgãos, entidades, federal, acadêmicae movimentos sociais ligados ao campo.

O mandato da Presidência e Vice-Presidência do CEDRUS serão exercidos de forma alternada entre o poder público e a sociedade civil.

O CEDRUS – Tem como finalidade:

A estrutura orgânico-funcional do CEDRUS organiza-se da seguinte forma:

I – Plenário do Conselho

II– Presidente e Vice-Presidente

III – Secretaria Executiva e

IV– Câmaras Setoriais e Grupos Temáticos.

Luciene Dias Figueiredo – Presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – CEDRUS-MA

Joaquim Alves de Sousa – Vice-Presidente do CEDRUS-MA

Ladyanne Pinheiro Asevedo  –  Secretária Executivo CEDRUS-MA

Simoni Sousa Pereira  –  Coordenadora Câmara Setorial de ATER

João da Graça de Carvalho  –  Coordenador da Câmara Setorial do Crédito Fundiário – PNCF