Governo do Estado realiza ações em benefício de Agricultores Familiares da região Campos e Lagos

Sementes feijão

Trabalhadores familiares rurais de municípios da Baixada Maranhense receberam 16 toneladas de sementes de Feijão-Caupi Biorfotificado e equipamentos durante solenidade realizada, na segunda-feira (27), na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), do município de Viana.

A ação faz parte do programa Mais Sementes, do Governo do Maranhão, e é realizada pelo Sistema de Apoio à Agricultura Familiar, o Sistema SAF, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Pesca (Sagrima). O Sistema SAF é formado pela SAF, Agerp/MA e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma/MA).

A entrega chega na hora certa para o plantio e beneficia agricultoras e agricultores familiares da região dos Campos e Lagos, compreendendo 13 municípios: Arari, Bacurituba, Cajapió, Cajari, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Penalva, São Bento, São João Batista, São Vicente Férrer, Viana e Vitória do Mearim.

Entrega de sementes

Presentes, o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça, e a presidenta Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA), Loroana Santana.

Também participaram da ação, representantes da Agerp regional de Viana, de associações de agricultores familiares de vários municípios, da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema), Sagrima, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão (Sedihpop), entre outros parceiros municipais.

Texto: Hugo Andrade