SAF leva Mutirão de documentação da trabalhadora rural ao município de Santa Luzia

O município de Santa Luzia recebeu o Mutirão de documentação da trabalhadora rural do Maranhão que garante acesso a documentos civis, previdenciários e trabalhistas às mulheres da agricultura familiar.
O mutirão de documentação é uma ação que integra o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, do Governo Federal. No Maranhão, a iniciativa é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), pela Superintendência Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e com apoio de diversos órgãos públicos. Em Santa Luzia, a ação conta com apoio da Prefeitura e do Sindicato de Trabalhadores Rurais.
Durante o mutirão as mulheres rurais puderam emitir documentos como CPF, Carteira Nacional de Identidade, cartão do SUS, carteira de trabalho, certidão de nascimento, além de serviços jurídicos, emissão de CAF e Cadastro Ambiental Rural, além de contar com atendimentos de saúde e outras atividades.
“A ação do mutirão é uma parceria estratégica entre o nosso Governo do Estado e o Governo Federal, por meio da SAF e MDA, respectivamente. Ficamos extremamente felizes em ver a participação das mulheres do campo e da cidade em buscarem seus direitos,” destacou o secretário da SAF, Bira do Pindaré.
Dona Janaína Mendes não perdeu a oportunidade de emitir a nova carteira nacional de identidade. "O mutirão foi muito bom por reunir no mesmo local vários serviços para agilizar a atualização dos documentos. Queremos mais vezes esse tipo de ação aqui na cidade," disse.
A agricultora Rosa Maria, do PA Cacique Tucumã, em Santa Luzia, aprovou o evento em que pôde regularizar sua situação junto ao Cadastro Ambiental Rural, programa executado pela SAF. "Agora tenho o documento da área em mãos e posso obter outras políticas para melhorar minha produção na roça".